COMPORTAMENTO BASEADO EM NED HERRMANN

Como descrevemos no primeiro artigo, existe uma gama de testes comportamentais que advém desde os primórdios das civilizações modernas. Todavia, em 1978, o norte-americano Ned Herrmann desenvolveu e validou o Herrmann Brain Dominance Instrument (HBDI), no qual secciona os indivíduos pela ideia de dominância cerebral, dividida em quatro eixos ou quatro arquétipos: Analista, Relacional, Prático e Experimental.


Ned realizou pesquisas sobre a atividade cerebral e sugeriu que houvesse quatro diferentes padrões do processamento de informações pelo cérebro, Zona cortical esquerda (A) Quadrante límbico esquerdo (B) Quadrante límbico direito (C) Zona cortical direita (D). Essas áreas foram divididas em dois eixos, um deles do Racional ao Intuitivo, e o outro eixo do Instintivo ao Intelectual.

Com essas perspectivas Ned Herrmann desenvolveu a sua teoria do teste de HBDI que traz a predominância cerebral, através de 160 perguntas. Contudo com o avanço da tecnologia, pode-se mapear o cérebro de maneira mais sofisticadao e o conceito de preferência cerebral e cérebro Trino já se mostraram ultrapassados e retrógrados. Hoje a neurociência demonstra a existência de vetores de força e viés cognitivo para definir a tomada de decisão ou mesmo padrões de comportamento.


Mesmo assim podemos observar alguns padrões nas pessoas que se associam aos arquétipos que foram elaborados por Ned Herrmann, trazendo de maneira simples e prática a existência de perfis comportamentais. Atualmente a sua teoria foi adaptada para um teste de 25 perguntas que relaciona os animais ao comportamento, sendo eles:


Lobo = Organizado

Águia = Criativo

Gato = Comunicativo

Tubarão = Objetivo

Dentro dessa perspectiva descrita, desde a Grécia antiga com os elementos da natureza, as caracterizações dos humores por Hipócrates, os arquétipos Jung, o padrão DISC de Marston ou mesmo, os perfis citados por Herrmann, sabemos que existem perfis que dominam o nosso comportamento, você tem ideia de qual é o seu perfil?

De maneira prática, é importante perceber que todos os perfis carregam ótimas qualidades, porém todos tem pontos que podem atrapalhar, até mesmo de maneira significativa, seus objetivos. Sendo assim se você conseguir identificar as principais características de cada perfil, suas principais dificuldades e pontos de melhoria, você pode além de se potencializar, compreender quem está a sua volta e estabelecer uma comunicação mais sofisticada e eficiente.


AGORA TE CONVIDO A RESPONDER O TESTE!

8 visualizações
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco

criado por suaagencia.net

  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco