CONSTRUINDO UM NOVO HÁBITO

Você já percebeu que estamos passando por uma revolução na forma de trabalho. O home office já era uma tendência e com a chegada inesperada do COVID-19, essa tendência acabou sendo introduzida de maneira abrupta nas nossa rotina. Essa forma de trabalho chegou para ficar e maluco é quem tentar se opor a ela. Claro que precisamos aprender e exigir que tenhamos a condição de saúde no trabalho respeitada, principalmente a saúde emocional, porém, a vantagem de tudo isso é que podemos respeitar nosso ciclo circadiano, os horário que somos mais produtivos e ainda podemos contar com a liberdade de nos posicionarmos da maneira que julgamos ser melhor.


Contudo, existem alguns fatores que são importantíssimos controlar para que possamos escolher e tornar a nossa rotina eficiente. O principal dele é evitar a procrastinação. Como temos a possibilidade de fazermos algo na hora que quisermos e geralmente o que é muito importante ser feito demanda de um conteúdo intelectual maior, no qual temos que gastar muita energia de concentração para executarmos, fica muito mais fácil fazer “daqui a pouquinho”.


Com isso, essa procrastinação excessiva pode te fazer terminar o dia com a sensação de que:

  • “Não fiz nada durante o dia”

E se conseguir vencer a procrastinação terá a sensação de que:

  • “Hoje eu trabalhei muito”


Enfim, é evidente que queremos ter um dia muito produtivo e eficiente para que possamos concluir nossos objetivos e tarefas diárias. Quando íamos ao trabalho para executar nossa função nós já tínhamos um tempo pré definido para executar nossas atividades e já tínhamos uma rotina estabelecida para executar algumas coisas. E agora com essa falta ou mesmo mudança de rotina pode ter impacto ainda grandioso na “arte da procrastinação” e dependendo do seu perfil de comportamento essa mudança de rotina pode ser ainda mais desgastante.


Então chegamos a nossa pergunta, como faço para mudar e construir um novo hábito?

Quando trabalhamos o nosso comportamento é importante perceber que o cérebro é uma estrutura física e química e todas nossas ações, escolhas, pensamentos são frutos de uma sinapse. Ou seja, nosso hábito é simplesmente a construção de repetidos comportamentos. Portanto, se você quiser criar um novo hábito é fundamental que pratique rotineiramente o novo comportamento até que sua estrutura sináptica seja maior do que o hábito antigo e quanto mais emoções você tiver relacionados a isso, mais rápido essa estrutura é formada.

Como um estudante inveterado da Psicologia Positiva eu gosto de sugerir que as emoções associadas ao novo hábito sejam positivas. Porque se conseguir prestar muita atenção no que você está ganhando com o novo comportamento, terá além do benefício do novo hábito você ainda irá ganhar na sensação de bem estar.


Resumindo, para você criar um novo hábito é importante perceber os benefícios que terá com ele e investir sua força de vontade para praticar o novo comportamento até que não seja mais uma obrigação. Se você quer fazer exercício regularmente, perceba os benefícios que aqueles minutinhos investidos irão te trazer para a melhora das suas dores, da condição de concentração e todos os outros benefícios que já citei em outros artigos. Coloque o despertador para tocar e não exite em iniciar a atividade quando chegar a sua hora, que entre 21 e 66 dias é um tempo plausível para conseguir construir um novo hábito.

Em relação ao trabalho, eu sugiro fazer um lista do que é importante terminar no seu dia e ir executando as tarefas item a item, sendo que só inicie a próxima quando a atual estiver concluída. E mantenha o mais distante possível de atividades que possam te atrapalhar, como caixa de e-mail, whatsapp, mídias sociais ou outras atividade que não são essenciais para aquele momento e que tiram sua atenção. Uma estratégia que é muito funcional é a cada períodos de uma hora de produtividade você separar alguns minutos para relaxar, tomar um café ou mesmo dar uma espiadinha no whatsapp.

2 visualizações
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco

criado por suaagencia.net

  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco