PERFIL DE COMPORTAMENTO E EXERCÍCIO FÍSICO

Se você já tentou por diversas vezes iniciar uma prática de exercícios físicos e desistiu nos três primeiros meses não se assuste, você faz parte da estatística dos mais de 70% de praticantes que desistem de se exercitar nos 3 primeiros meses.

Essa sempre foi a minha principal temática de estudo, porque considero extremamente absurdo nós, do mundo do exercício aceitar como normal que as pessoas desistam de se exercitar num período tão curto de treinamento. Inclusive já escrevi a respeito dessas estatísticas em outros textos direcionados aos profissionais da área da saúde.


Mas agora vamos trabalhar na possibilidade de modificar esses números e identificar uma forma de aumentar a aderência no treinamento. No último artigo relatei sobre dois pontos importantes para criar um novo hábito: primeiro é praticar por um tempo específico até virar rotina e o segundo é associar o comportamento ao prazer, ao que você está ganhando com isso.


Agora vou te explicar como fazer isso de maneira mais eficiente através do perfil de comportamento. Nesse texto eu explico sobre o perfil de comportamento por Ned Herrmann e nesse link você consegue fazer o teste de comportamento.

Sabendo do resultado do seu teste podemos identificar uma forma de trazer mais prazer para sua prática de exercícios físicos descobrindo o seu vetor de segurança. Deixa eu explicar, cada perfil de comportamento possui uma zona de segurança, algumas atividade que para ele são mais “corretas” e na qual irão se sentir melhor.

Como já sabemos:


O Lobo está relacionado à organização. Ou seja, se você tem o perfil lobo, é muito importante que você tenha agendado o seu horário de treino, que ela já esteja pré definido na sua agenda com horário para começar e terminar, da mesma forma que lida com os seus outros compromissos diários.


A Águia está associada à criatividade. Assim, a sua zona de segurança está vinculada a variação, a liberdade e a possibilidade de fazer algo diferente. Preferencialmente atividades ao ar livre ou ao desprendimento de rotina. Com isso a melhor forma de haver estímulo positivo é trabalhando a variação do seu lado criativo.


O Gato vincula-se ao comunicativo. Portanto tem seu perfil voltado ao contato e a interação social, por isso a melhor forma de conseguir achar sua zona de segurança é através da interação social. Para conseguir ter boa aceitação ao treinamento é importante ter uma ótima companhia para dividir a experiência, seja o professor ou um bom parceiro de treino.


O Tubarão está relacionado à objetividade. Com isso está sempre em busca de resultado rápido e eficiente. Dessa forma a maneira mais adequada de ajustar o treinamento para esse perfil é achar exercícios rápidos e objetivos que possam ser feitos sem depender dos outros e tragam um bom resultado.


Como já entendemos, todos nós temos perfis de comportamento distintos e eles nos trazem uma zona de segurança. Se identificarmos qual é a nossa zona de segurança poderemos ter mais prazer na prática de exercícios físicos facilitando nossa aderência ao novo hábito.

1 visualização
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco

criado por suaagencia.net

  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco