Perfil de Comportamento modelo DISC.

Se você gostou do nosso texto introdutório sobre os perfis de comportamento, ou mesmo se você fez o teste dos animais que foi adaptado do modelo de Ned Herrmann você vai ficar muito curioso em conhecer o modelo DISC. Como já citamos anteriormente, na década de 20 o Psicólogo William Moulton Marston caracterizou os indivíduos em quatro âmbitos: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade ou Cautela.

Esse modelo é amplamente utilizado no mundo, principalmente em ambientes corporativos para compreender as características comportamentais das pessoas e também serve como uma importante ferramenta de autoconhecimento para que você possa identificar suas qualidade e principalmente, seus pontos de melhoria.

Nos próximos parágrafos utilizaremos o modelo DISC denominado Coaching Assessment que foi validado para a população brasileira e acerta com a precisão de 98% as suas características. Agora você poderá conhecer os perfis de comportamento e aproveitar para tentar perceber se há identificação com algum deles. Lembrando que você pode ter a predominância de mais de um perfil. Perceba que não existe um perfil que seja melhor que o outro, todos possuem pontos de qualidade, bem como pontos de dificuldade. O problema é quando você tem o excesso de característica de um perfil em detrimento do outro, porque o segredo de tudo é o equilíbrio, quanto mais o seu perfil tende para um lado, mais você carregará junto às características negativa desse perfil.


Características do Comunicador (Influência):

O comunicador tem perfil voltado às pessoas. Geralmente é extrovertido, empático, falante e altamente adaptável. Não gosta de rotina e monotonia, assim como prefere trabalhar ou frequentar lugares harmoniosos e necessita de contato social. Gosta de chamar a atenção e ser visto, costuma ser muito animado e evita muita formalidade.


Um comunicador alto:

• Comportamentos: comunicativo, persuasivo, entusiasmado, empático, otimista, delega autoridade, se relaciona com novas pessoas com facilidade.

• Necessidades: reconhecimento social, construir o consenso, símbolos de status e prestígio, fazer parte da equipe, aceitação social, oportunidade para vender a si mesmo.


Um comunicador baixo:

• Comportamentos: analítico, realista, reservado, cuidadoso, pensativo, sério, orientado para o trabalho.

• Necessidades: tempo para pensar, privacidade, trabalhar com ambiente não político, reconhecimento pelos resultados técnicos ou intelectuais, tempo para introspecção, estar sozinho/silêncio.

Como podemos perceber, as características do comunicador são voltadas às relações interpessoais, todavia, quando se tem um comunicador extremamente alto tende a superficialidade e a inconveniência, assim como quando falta comunicação gera uma condição antissocial.


Frase: Se for para fazer, que façamos juntos.


Características do Executor (Dominância)


O executor tem perfil voltado ao resultado. Geralmente é muito otimista, determinado e auto suficiente, com uma ótima condição de liderança. Gosta de alcançar o sucesso e ter resultado, muito dedicado com seus objetivos e tem como característica o raciocínio lógico e prático.


Um executor alto:

• Comportamentos: autoconfiante e tem iniciativa própria, aceita desafios, é competitivo, individualista e empreendedor.

• Necessidades: competição (vencer), resolver os problemas do seu jeito, liberdade para agir individualmente, reconhecimento pelas suas ideias, controle de suas próprias atividades, oportunidade de provar sua capacidade.


Um executor baixo:

• Comportamentos: cooperador e agradável, aceita as políticas da empresa, busca harmonia e é avesso ao risco, aceita as coisas como estão, trabalha em equipe.

• Necessidades: precisa de apoio e ausência de competição individual, reconhecimento da equipe, supervisão compreensiva, encorajamento, harmonia e não-atrito e não gosta de ter que tomar decisões que envolvam riscos.

Como podemos perceber, as características do executor estão voltadas ao resultado, porém, quando se tem um executor extremamente alto tende a arrogância e a opressão, assim como quando falta execução gera uma condição de medo e baixa autoconfiança.


Frase: Feito é melhor que não feito.


Características do Analista (Conformidade)


O analista tem perfil voltado a precisão. Geralmente é muito exato, calmo e rígido, com uma ótima condição de perfeccionismo. É leal e muito comprometido e tem como característica a inteligência e agilidade intelectual.


Um analista alto:

• Comportamentos: preciso, atento aos detalhes, diligente, organizado, autodisciplinado, conservador.

• Necessidades: conhecimento específico do trabalho, certeza, compreensão exata das regras, tempo para estudar e treinar, ver o produto acabado, não ser exposto ao risco de errar, reconhecimento por um trabalho sem erros.


Um analista baixo:

• Comportamentos: flexível, tolerante com riscos ou incertezas, livre de delegação de detalhes, não conformista, informal, casual, desorganizado, agressivo quando criticado ou rejeitado.

• Necessidades: liberdade de expressão, prefere delegar, ausência de controles rígidos, não ser controlado, ambiente de trabalho descentralizado, oportunidade de uma aproximação, flexível com o trabalho, liberdade para fazer exceções.

Como podemos perceber, as características do analista estão voltadas a precisão, porém, quando se tem um analista extremamente alto tende ao pessimismo e a depressão, assim como quando falta análise gera uma condição de desordem e desrespeito.


Frase: Se for para fazer, que façamos bem feito.


Característica do Planejador (Estabilidade)


O planejador tem perfil voltado a rotina. Geralmente é muito calmo, prudente e autocontrolado, com uma ótima condição de organização. É uma pessoa muito fácil de lidar e tem como característica a paciência e é muito bem equilibrado na sua tomada de decisão..


Um planejador alto:

• Comportamentos: estável, paciente, deliberado, ritmo consistente, calmo, confortável com o conhecido.

• Necessidades: ambiente de trabalho estável, segurança, não sofrer pressão, apoio ao trabalhar em equipe, pessoas/trabalhos familiares, não ter de mudar prioridades, reconhecimento por tempo de casa.


Um planejador baixo:

• Comportamentos: impaciente, incansável, tenso, intenso, tende a comandar, impaciente com rotinas, senso de urgência, ritmo rápido.

• Necessidades: variedade, agir segundo seu livre arbítrio, não ter que repetir tarefas, mudança de ritmo, liberdade de movimento/mobilidade.

Como podemos perceber, as características do planejador estão voltadas a rotina e a conformidade, quando se tem um planejador extremamente alto tende a passividade e a ter um ritmo excessivamente lento, assim como quando falta planejamento exacerba a agressividade e a arrogância..

Frase: Para ser feito tem que estar perfeito.


Espero que tenha compreendido os perfis de comportamento e talvez tenha se identificado com algum, tanto nas características que combinam com você, como nas atitudes que você não costuma ter. Esse texto ficou um pouco longo, mesmo que tenha descrito apenas sobre os perfis de comportamento sendo que o teste ainda oferece mais de 30 informações importantes e diferentes sobre: sua forma de trabalho, fatores motivacionais, nível de adequação ao cargo, de estresse, perfil profissional, potencial de trabalho e muito mais. A descrição desses conteúdos ficarão para os próximos textos.

Se você ficou curioso e quer saber, com 98% de assertividade, qual é o seu perfil entre em contato para fazer o sua análise comportamental e descobrir quais são as suas características, pontos positivos e pontos de melhoria.

5 visualizações
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco

criado por suaagencia.net

  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco